
Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia. Os seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. Ele, durante muito tempo (de fins do século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da psicanálise.
O seu objecto de estudo é o inconsciente.
1- hipnose 2- interpretação de sonhos 3- associação livre 4-actos falhados 5-transferência
Existência de actividade física inconsciente:
ID à desejos. Não obedece à lógica nem à moral
EGO à operações lógicas, raciocínio
SUPEREGO à castiga o ego quando aceita impulsos vindos do Id
A psicanálise centra-se no estudo do inconsciente, utilizando o método psicanalítico e as suas técnicas. Freud veio introduzir, na Psicologia, dois conceitos importantes: o inconsciente e a sexualidade infantil. Por um lado, apresentou o psíquico humano constituído pelo consciente e pelo inconsciente. Esta zona introduzida pelo autor, seria constituída por desejos, pulsões, medos recalcados, e seria produtora de comportamentos e pensamentos. O inconsciente, ao contrário do consciente, não seria acessível pela introspecção. Assim o psíquico humano possuiria duas principais zonas: o consciente e o inconsciente. No entanto, entre estas 2 zonas, existiria o pré-consciente, constituído por material que poderia aceder ao consciente, mas, quando traumatizantes, prejudiciais, seriam impossibilitadas de aceder à consciência pelo processo de recalcamento, mantendo-se no inconsciente. Além disso, Freud veio afirmar a existência duma sexualidade infantil: os desejos e pulsões sexuais seriam o material dominante no inconsciente, e seriam influenciadores no comportamento humano, e, na infância, no processo de formação da personalidade.
Resumo:
Fundador | Freud |
Pressuposto | Salienta a influencia determinante do inconsciente para a vida psíquica do ser humano. Explica o desenvolvimento humano pela evolução da psicossexualidade e , salientando o papel da sexualidade infantil (que, no entanto, não coincide com a noção de sexualidade do senso comum). |
Objecto | Aparelho psíquico humano |
Objectivo | Compreender como a personalidade do indivíduo se desenvolve |
Método | Associação livre de ideia; interpretação dos sonhos; actos falhados; etc. |
Contributo | Introduz uma nova concepção de ser humano, dando ênfase aos processos inconscientes e à sexualidade, contrastando com a noção que prevalecia na época, segundo o qual o ser humano era visto como essencialmente racional e controlava os seus impulsos através da razão. Atribui à criança uma vivência de sexualidade, alterado profundamente a concepção existente na sexualidade. Pressupõe a existência de aspectos inatos, para além dos aprendidos. Introduz uma concepção dinâmica da personalidade. Utiliza métodos subjectivos de simbilização (ex. interpretação de sonhos) |
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