sábado, 2 de julho de 2011

Henry Goddard




Henry Goddard (1866-1957) foi um proeminente psicólogo no início do século XX, que incidiu principalmente sobre a hereditariedade de inteligência.Estudou as raízes hereditárias de uma família de fraco espírito, tendo publicado o livro, “A família Kallikak” em 1912. O nome “Kallikak” é um pseudónimo criado a partir das palavras gregas Kallos (beleza) e Kakos (mau).

Acreditava que o “fraco de espírito” poderia ser atribuído a um único gene. 

Em 1912 Henry Goddard publicou um artigo onde defendia que a constituição genética de uma pessoa era fundamental para determinar o potencial desta pessoa. No seu artigo, Goddard estudou uma família e todos os seus descendentes, tendo concluído que os factores genéticos ‘bons’ levavam a pessoas de boa constituição física e intelectual (médicos, advogados, etc). Na mesma família, o autor estudou também um caso amoroso do progenitor com uma empregada de mesa, do qual resultou um filho ilegítimo. Ao invés dos restantes filhos, este filho ilegítimo não tinha boa constituição física e não evidenciava grandes faculdades intelectuais. Com estes dados, Goddard lançou as bases da Hereditariedade referindo que o potencial físico, intelectual e social de uma pessoa era altamente condicionado pelos genes que esta pessoa herda dos seus antepassados.
O autor aponta então a existência de uma ‘‘má semente’’ que leva a maus indivíduos. Esta posição originou a discussão sobre o papel da Hereditariedade no desenvolvimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário