sábado, 2 de julho de 2011

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

Iniciamos o nosso blog com uma introdução à Psicologia, matéria que está integrada no tema "1. Introdução à Psicologia do Desenvolvimento


Símbolo da Psicologia


A Psicologia é uma ciência não apenas da saúde mental, mas da saúde. Esta afirmação é sustentada historicamente, cientificamente e legislativamente. Ela aborda o Ser Humano desde o seu ser cognitivo (consciente e inconsciente), social, político, comportamental, orgânico, bioquímico, etc.
            Com isso, podemos afirmar que o psicólogo é um profissional de saúde de nível superior e como tal (conforme o seu Código de Ética e demais Resoluções) pode actuar na pesquisa, no diagnóstico, prognóstico, prevenção e tratamento de manifestações do humano, incluindo as patológicas (doenças). Tal intervenção na área da saúde implica uma gama muito grande de possibilidades de acção. Por exemplo, um psicólogo pode tratar um episódio depressivo grave usando inúmeras estratégias:
1) Psicoterapia;
2) Psicanálise;
3) Hipnose.
Vamos agora analisar a figura acima apresentada, de nome ‘’O Símbolo da Psicologia’’
 1) A letra (23a do alfabeto grego) correspondendo ao nosso "psi" (adoptado em todos os países como representação da Psicologia).
2) As 2 serpentes indicam os saberes (pluralidade) sobre essa ciência.
3) Os 2 ramos de Louros (na parte inferior do símbolo) no mundo clássico significavam: glória, honra, orgulho, triunfo e homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário