sábado, 2 de julho de 2011

Genótipo e Fenótipo


Nos seres humanos constata-se que os olhos castanhos são dominantes em relação aos olhos azuis.

Fenótipo - Traço revelado. Neste caso o fenótipo são os olhos castanhos.
Genótipo - Gene subjacente. O genótipo é aquilo que herdamos e nos leva a ter olhos castanhos, sendo neste caso genes de olhos castanhos.
A maior parte dos traços comportamentais resulta da combinação de um grande número de genes, hereditariedade poligénica.

O genótipo é o património hereditário com que fomos dotados, as informações hereditárias de um organismo que estão contidas no genoma de cada um.
O fenótipo é a manifestação externa do genótipo, isto é, todas as características fisiológicas e psicológicas que cada indivíduo apresenta.
Em conclusão, trata-se do conjunto de traços que resulta da interacção entre o genótipo (informação genética) e o meio.
As características de um indivíduo não dependem de apenas do código genético, pois ele sofre a influencia do meio ambiente. Ele pode contribuir para a possibilidade de um indivíduo desenvolver os membros longos e ter grande massa muscular, mas a subnutrição ou falta de exercício impediram o desenvolvimento das capacidades atléticas.
Da mesma forma, irmãos gémeos idênticos portadores do mesmo ADN podem-se tornar bem diferentes, se tivermos em conta o seu modo de vida, ou seja, a influência que o meio ambiente tem nas suas características físicas e ate psicológicas.
O genótipo é inalterável enquanto que o fenótipo pode ser alterado constantemente por um individuo.
Exemplos:
As pessoas magras podem fazer exercício físico e obter mais massa muscular.
As pessoas loiras podem pintar o cabelo.
As características fenotípicas alteradas de uma pessoa ano são passadas aos seus descendentes pois a eles são passadas apenas as características fenotípicas.
Os factores relacionados com a aparência física são quase sempre herdados, excepto nestas situações:
a) quando a pessoa sofre um trauma ou é portadora de uma doença
b) quando necessita de um tratamento medicamentoso
c) quando sofre ferimento ou operação plástica

O meio social desempenha um papel determinante na construção da personalidade. Esta forma-se num processo interactivo de vida que a envolvem, sendo estes: a família, a escola / o trabalho, a comunidade.
Uma personalidade é marcada por todo um processo de socialização em que a família, principalmente nos primeiros anos de vida assume um papel muito importante.
O tipo de ambiente vivenciado também influencia a personalidade.
O meio ambiente abrange muitas influências:
a) o meio químico pré-natal: as drogas, nutrição e as hormonas
b) o meio químico pós-natal: o oxigénio e a nutrição
c) as experiências sensoriais constantes: os eventos vivenciados por todos
d) as experiências sensoriais variáveis: estes eventos no são vivenciados por todos. São eles que diferem de um animal para outro da mesma espécie.
O estudo de gémeos demonstrou que é nas características da personalidade que a semelhança é menos sendo maior nas características físicas e intelectuais.
Os gémeos criados por famílias diferentes em meios diferentes adquiriram ao longo da vida uma diferença substancial de comportamento. Podem ser encontradas diferenças quando à estatura e ao seu QI, conceito social, pessoal e objectivos de trabalho. O meio ambiente desempenha um papel importante nessa diferenciação.
Por outro lado, é importante referir que na nossa vida estamos sujeitos a experiência diárias que podem modificar o nosso temperamento e carácter.

Em conclusão, o potencial hereditário pode ser enriquecido ou empobrecido, dependendo do tipo, quantidade e qualidade dos nossos encontros com o meio e do momento em que estes encontros ocorrem (não devem ser nem demasiado cedo  nem demasiado tarde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário