sábado, 2 de julho de 2011

O Behaviorismo de John Watson e a experiência de Pavlov

Behaviorismo
Behaviorismo, que deriva do inglês behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento/ conduta, e é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções.
John Broadus Watson foi considerado o pai do behaviorismo metodológico , ao publicar o artigo "Psicologia vista por um Behaviorista", que declarava a psicologia como um ramo puramente objectivo e experimental das ciências naturais, e que tinha como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.
Watson era um defensor da importância do meio na construção e desenvolvimento do indivíduo. Os seus estudos basearam-se no condicionamento clássico, conceito desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov, que ganhou o Prémio Nobel de Medicina pelo seu trabalho sobre a actividade digestiva dos cães. Pavlov descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver comida, mas também quando associavam algum som ou gesto à "chegada de comida". A este fenómeno de associação ele denominou de condicionamento clássico.
Existem três tipos de Behaviorismo: metodológico, radical e filosófico. Muito resumidamente, o Behaviorismo Metodológico consiste na teoria explicativa do comportamento publicamente observável da Psicologia, a qual postula que esta deve ocupar-se do comportamento animal (humano e não humano) apenas quando for possível uma observação pública para obter uma mensuração, ao invés de ocupar-se dos estados mentais que possam gerar ou influenciar tais comportamentos. O Behaviorismo Radical baseia-se numa filosofia da Psicologia, a qual se propõe a explicar o comportamento animal (humano e não humano) com base no modelo de selecção por consequências e nos princípios do comportamento postulados pela Análise Experimental do Comportamento (AEC). O nome que mais fortemente está associado a esta linha do behaviorismo é o de Burrhus Frederic Skinner. Por último, o Behaviorismo Filosófico diz respeito a uma teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos. Defende que a ideia de estado mental, ou disposição mental, é na verdade a ideia de disposição comportamental ou tendências comportamentais. Nesta concepção, são analisados os estados mentais intencionais e representativos. Esta linha de pensamento fundamenta-se basicamente nos postulados de Ryle e Wittgenstein.


Apresentamos aqui um vídeo para solidificar a nossa explicação da teoria do Behaviorismo, através de um vídeo com a tão conhecida experiência executada por Ivan Pavlov.




Nenhum comentário:

Postar um comentário