sábado, 2 de julho de 2011

A solução de Anastasi


O trabalho de Anastasi lançou considerável luz sobre a controvérsia entre a hereditariedade e o meio. A sua conclusão é que tanto os factores hereditários como os factores do meio são importantes na determinação do comportamento do indivíduo. A herança genética representa o potencial hereditário do organismo que pudera ser desenvolvido dependendo do processo de interacção com o meio, mas que determina os limites da acção deste.
Anastasi diz que mesmo reconhecendo que determinado traço de personalidade resulte da influência conjunta de factores hereditários e ambientais, uma diferença neste traço entre indivíduos ou entre grupos pode resultar de um dos factores apenas, sendo genético ou ambiental.
A pergunta não deve ser qual o facto mais importante para o desenvolvimento, ou quanto pode ser atribuído à hereditariedade e quanto pode ser atribuído ao meio, mas como cada um desses factores actua em cada circunstancia. É então mais preocupante o modo como os factores hereditários e ambientais interagem do que propriamente a questão de qual deles é mais importante, ou de quanto entra de cada um na composição do comportamento do individuo.
Em conclusão, existem alguns problemas que são unicamente influenciados por factores hereditários (doenças).

Nenhum comentário:

Postar um comentário